Governo Trump ameaça a China: “Se comprarem petróleo iraniano sofrerão sanções”

Governo Trump ameaça a China: “Se comprarem petróleo iraniano sofrerão sanções”

Os Estados Unidos estão usando as retaliações ao ataque que assassinou o general Qassem Soleimani para pressionar a China para que deixe de comprar petróleo do Irã, fortalecendo o estrangulamento econômico contra a República Islâmica.

Segundo informações da Secretaria do Tesouro estadunidense, a venda de petróleo do Irã estaria seriamente comprometida e poderia estar ainda mais se a China colaborasse: “conseguimos bloquear mais de 95 % da renda iraniana com o petróleo, e a quantidade muito pequena que lhes resta é o que vendem para a China”, declarou o secretário Steve Mnuchin, em entrevista para a Fox News.

Em outro momento da conversa, Mnuchin falou que o governo estadunidense pretende pressionar a China a colaborar com sua estratégia contra a economia iraniana. “Todos os países (que colaborem com o Irã) estão sujeitos a sanções e vamos conversar com a China para que eles entendam que não será diferente (com ela)”.

O secretário também citou como exemplo o caso de algumas empresas navais chinesas que já foram sancionadas por transportar petróleo iraniano, e que empresas europeias que compraram o produto estariam sujeitas a sanções secundárias.

“Continuaremos agindo para sancionar a China ou qualquer outro país ou empresa do mundo que insista em fazer negócios com eles (o Irã)”, concluiu Mnuchin.

Fonte: Revista Fórum